top of page
tela-branca-2.jpg

Atualizado: 31 de jan. de 2023


Imagem com Texto "5 etapas para Treinar Sua Equipe Digital" e logo da Sururu Digital

Baseada em 30 grandes cases de diversos segmentos nos últimos 3 anos, a McKinsey & Company publicou um artigo* listando os 5 principais passos em relação a talentos humanos para gerar uma transformação digital bem sucedida.


São eles:

A seguir cada ponto é aprofundado.


Priorize a contratação de líderes digitais seniores para atrair talentos e aprimorar sua proposta de valor

De acordo com a pesquisa Digital Transformation is about talent, not technology da Business Harvard Review, até 50% de variação no desempenho do grupo ou da equipe digital é atribuída a líderes individuais. Essas pessoas moldam a futura organização de várias maneiras: selecionando e contratando candidatos, estabelecendo padrões técnicos e dando o tom para formas de trabalho (como modos de colaborar, inovar, falhar e aprender rapidamente mantendo alta qualidade). Selecionar as pessoas certas para essas funções definirá o sucesso da transformação digital.


Repense sua proposta de valor para talentos digitais

Embora a pessoa preenchendo a cadeira de Chief Digital Officer (CDO) seja um fator importante na formação da proposta de valor da organização, a liderança não consegue transformar a organização sozinha. É importante considerar o mercado local de contratação e os centros de formação de talentos, bem como fatores específicos do seu segmento, e se esforçar para melhorar seu próprio ambiente de trabalho para se tornar atrativo a esses profissionais.

Depois de atender aos requisitos mínimos, como salário ou liderança técnica respeitada, considere como seu setor pode atender às necessidades específicas de cada candidato(a). Compreenda os fatores que motivam determinadas categorias de candidatos e ajuste seu argumento de venda e ambiente de trabalho. É importante reconhecer que algumas indústrias podem oferecer prontamente o que um(a) candidato(a) pode estar procurando, mas é necessário estar inserido no ecossistema digital para chamar a atenção.

Além disso, é fundamental desenvolver uma imagem precisa de sua cultura digital: uma mistura de habilidades, mentalidades e preferências de trabalho para construir uma organização de sucesso, mesmo para profissionais com uma função mais técnica. Nesse contexto, os empregadores devem contratar para perfis específicos como parte do mix organizacional geral: uma definição clara de expectativas alinhadas a diferentes perfis pode minimizar desentendimentos e turnover no futuro.

Historicamente a cultura tem sido a barreira número um para gerar impacto de iniciativas digitais. As organizações precisam entender onde estão hoje, definir e compartilhar sua visão estratégica e contratar funcionários com base nas lacunas e adequação cultural.


Contrate talentos digitais internamente, mas mantenha um alto nível de habilidades técnicas e seja realista sobre a requalificação

Nem todo talento digital vem de fora da organização. Na verdade, as empresas costumam ter bolsões inexplorados de talentos digitais. Além disso, nem todos os produtos digitais exigem conjuntos de habilidades sofisticadas. As empresas com baixa maturidade digital podem aspirar a cobrir até 70% de suas necessidades aprimorando a qualificação de alguns de seus funcionários atuais. Ser capaz de identificar essas pessoas é vital.

Entretanto, a alta liderança tende a exagerar na rapidez com que seus talentos existentes podem ser convertidos e preparados para atuação digital. Se você optar por aprimorar suas habilidades internamente, considere a velocidade com que pretender obter resultados. A transformação de funcionários em profissionais digitais e de tecnologia não é fácil, além disso algumas funções são muito especializadas para requalificação (como engenheiros de segurança, arquitetos de sistema e mídia digital). Nesses casos, é melhor contratar especificamente para essa função no mercado.


Crie um programa de aprendizado e desenvolvimento especificamente para talentos digitais

O desenvolvimento de habilidades precisa ir além do treinamento pontual porque o ritmo da mudança tecnológica pode dificultar a criação de programas formais de treinamento. Uma combinação de treinamento no local de trabalho e programas de educação executiva estruturados para completar os conjuntos de habilidades pode promover melhor o desenvolvimento e a incorporação de habilidades digitais e analíticas, incluindo níveis executivos da empresa. É essencial que as jornadas de aprendizado sejam específicas para cada desafio e nível de senioridade, mas devem ser implementadas em toda a corporação.

Porém é importante ser realista. Os melhores cientistas de dados da categoria passam muitos anos na escola e depois mais anos em uma função de trabalho antes de serem contratados por empresas líderes. Não é possível recriar isso com um programa de treinamento interno de seis meses. Mas é preciso começar para se tornar menos dependente de colaboradores específicos.


Avalie os trade-offs entre resultados imediatos e capacitação de longo prazo, alavancando resultados com temporários para complementar a entrega

Incorporar as novas habilidades e cultura é vital para o sucesso de qualquer transformação. No entanto, há contrapartidas a serem consideradas entre ganhos rápidos e negócios sustentáveis. Todas as empresas precisam de habilidades digitais: a questão é quanto estão dispostas a investir e quando querem obter os primeiros resultados. Terceiros contratados podem ajudar a acelerar o ritmo inicial da transformação, mas um forte plano de transição deve garantir a transferência e a propriedade bem-sucedidas da capacitação profissional. Em geral, equilibrar velocidade, sustentabilidade e grau de inovação requer trade off. A implementação de transformação digital bem-sucedida exige uma cultura que pode falhar rapidamente e aprender com essas falhas, garantindo que os planos funcionem a longo prazo.


Conclusão

A contratação de uma liderança sênior forte servirá como um catalisador para o crescimento. Propostas de valor cuidadosamente elaboradas, indicadores chave de desempenho e planos de carreira atrairão, motivarão, evoluirão e reterão talentos.

Uma consideração crucial de expansão é revisar regularmente as principais decisões de trade off como alcançar a combinação certa entre treinamento para seus funcionários e a contratação de talentos externos para equilibrar a cultura, ritmo e qualidade.


Pensar sobre esses temas e colocá-los em prática ajudará sua organização a atingir todo o seu potencial. A Sururu Digital pode lhe auxiliar nessa jornada. Vamos conversar?


  • Paulo Thiago Camêllo

Atualizado: 31 de jan. de 2023

Meu nome é Paulo Thiago Camêllo e o título deste post foi extraído da música É Tudo pra Ontem do Emicida com participação do Gilberto Gil. Esse refrão me acompanhou com frequência durante o final de 2021 quando decidi, após quase 10 anos em São Paulo, me mudar para morar e trabalhar na Suíça como diretor de Digital Growth para mercados internacionais.

"Você é muito corajoso"

Foi a frase que mais escutei ao tomar a decisão de viver sozinho na Europa. Dentro dela estavam inseridos elogios e receios do que esse movimento ocasionaria, sobretudo por estar muito bem adaptado a uma cidade como São Paulo, que tem tudo.


Meu pensamento?

Estou acostumado a recomeçar, afinal já são mais de 15 anos mudando de cidades e endereços em função de estudo e trabalho. A metáfora do keep walking da Johnnie Walker me representa nesse aspecto.


Contudo, mesmo vivendo o sonho de muitas pessoas (inclusive o meu) em meio a paisagens deslumbrantes e alimentando constantemente minha caixinha de memórias com novos aprendizados, pessoas e culturas, algo estava faltando.


Saudade da família, dos amigos, do clima e da cultura brasileiras?

Sim, mas não apenas isso pois esse sentimento não foi exclusivo na Suíça: também me acompanhava em São Paulo, Dublin, Recife e Maceió, cidades onde morei durante a minha vida.


Meu sentimento era que faltava COMPARTILHAR mais.

Faltava compartilhar conhecimentos, aprendizados, vivência e experiência executiva atuando e liderando projetos em segmentos de Agência, Indústria, Varejo (alimentar, tecnológico, multidepartamental), Turismo, Luxo e Restaurantes com pessoas de Alagoas, do Nordeste, do Brasil, da América Latina, do Mundo.


Do objetivo de partilhar mais tudo isso surgiu a SURURU DIGITAL

Logomarca da Sururu Digital com fundo branco

A Sururu Digital é a minha empresa para compartilhar todas as experiências profissionais como executivo digital nos últimos 15 anos somadas à graduação na UFPE, ao MBA na FGV de São Paulo e ao mestrado na USP.


A Sururu Digital é a minha forma de compartilhar conteúdo e agregar valor por meio de educação executiva e consultoria.


É a minha forma de alcançar um leque maior de profissionais e empresas interessadas em crescimento sustentável maximizando as estratégias e ferramentas digitais para alavancar suas carreiras e negócios.


Faço um convite para você que já trabalhou comigo ou você que simplesmente teve a curiosidade atiçada: siga e compartilhe a página da Sururu Digital no LinkedIn. Publicarei bastante conteúdo relevante por lá e aqui no Blog Sururuzada.


Se você se inscrever na newsletter, além de resumo semanal terá acesso a conteúdos exclusivos que serão compartilhados apenas para quem se cadastrar. Ah, e o cadastro é e sempre será gratuito.


Dessa forma você me ajudará a saciar essa vontade de compartilhar mais e pode aprender coisas novas a partir da minha curadoria.


Concluindo, a Sururu Digital é minha forma de voltar e repartir após tantas partidas (de cidades, projetos, segmentos) em busca de conhecimento e experiências. Vamos juntos?





  • Paulo Thiago Camêllo

Atualizado: 31 de jan. de 2023

A Sururu Digital nasceu com o propósito de trazer Conteúdo, Educação Executiva e Consultoria Digital com qualidade internacional moldada às necessidades locais de empresas brasileiras.


Sururu é um molusco típico de Alagoas e considerado patrimônio imaterial do estado, reforçando o entendimento regional que a empresa aporta.


Digital é uma realidade em que todas as empresas, independente do setor ou tamanho, precisam estar presentes para abrir suas portas para o mundo e seus clientes.


A Sururu Digital é a junção da necessidade local com um portifólio mundial de soluções para atender a necessidade de entrada, maturação ou aceleração de empresas brasileiras no universo digital.


Fundada por Paulo Thiago Camêllo, profissional com mais de 15 anos de experiência como executivo nas principais empresas de Varejo, Hotelaria e Luxo no Brasil como Casas Bahia, Carrefour, Vivara e Rio Quente Resorts.


Paulo possui atuação internacional como Diretor de Digital e Growth enquanto trabalhava na Suíça liderando projetos implementados em mais de 10 países, como estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Itália, Suíça, África do Sul, Argentina, Chile, Bélgica e Malta.


Somado à experiência profissional, o fundador da Sururu Digital é bacharel em Comunicação pela Universidade Federal em Pernambuco (UFPE), foi premiado como melhor aluno no MBA em Gestão Empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo e atualmente está cursando Mestrado em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade de São Paulo (USP). Também ministra aulas em escolas de negócios.


A Sururu Digital traz a experiência e conhecimento de seu fundador somado a uma vasta rede de conexões com profissionais atuantes e qualificados em diversas áreas como Marketplace, Mídias Digitais, SEO, Logística, Plataformas Digitais para auxiliar na maximização de resultados incorporando estratégia digital na sua empresa, mesmo que você venda apenas presencialmente. Seus clientes estão tanto no mundo físico quanto no digital. A Sururu Digital está aqui para lhe auxiliar no melhor caminho para atendê-los.

Sobre a Sururu Digital

1
2
bottom of page